No Varejo S.A. Podcast desta semana, debatemos sobre as tendências de consumo e adaptação dos empresários e clientes sobre as novas formas de pagamento. Para falar sobre o tema, Diego Muñoz, superintendente de desenvolvimento comercial e negócios da Cielo, foi o convidado da vez.
Uma das grandes transformações destacadas foi a consolidação do Pix como um dos métodos de pagamento mais utilizados. Embora tenha enfrentado resistência inicial, o Pix rapidamente se tornou popular devido à sua facilidade e agilidade. “O Pix já assumiu a liderança nos métodos de pagamento, muito por conta da facilidade e agilidade que a ferramenta proporciona ao cliente”, afirma Muñoz. De acordo com uma recente pesquisa da Cielo, mais de 50% dos varejistas incentivam o uso do Pix, oferecendo descontos para os consumidores que escolhem essa forma de pagamento.
Além da praticidade para o consumidor, o método também traz benefícios significativos para os lojistas. No entanto, ele alerta sobre a importância de prezar pela segurança em todas as modalidades do Pix para garantir a confiança no sistema.
Outro ponto interessante discutido pelo executo é sobre o impacto do Pix nas outras formas de pagamento. Apesar do aumento no uso do sistema, o número do uso de cartões de crédito continua crescendo, em média, 10%. “Isso se dá pela tendência de diminuição do uso do dinheiro físico e também pela sensação de que não está se pagando no momento do pagamento”, explica. Este ponto interessante mostra que os consumidores estão diversificando suas formas de pagamento, buscando conveniência e flexibilidade.
Outro fator importante para o empresário é saber e aproveitar da utilização de dados para a tomada de decisões mais assertivas e personalizar a experiência de compra dos clientes. Muñoz enfatiza a importância dos dados na elaboração de estratégias para o varejo. “A pesquisa ajuda a entender, com dados, algumas intuições que os varejistas acabam tendo. Ajuda a direcionar alguns pensamentos e o que pode ser feito e o que não está sendo feito para melhorar o negócio”, ressalta.
No entanto, um desafio ainda presente é a adoção plena da omnicanalidade. “Apesar de usar de forma inconsciente, a questão da omnicanalidade, onde se proporciona opções e diferentes canais de vendas para os consumidores, ainda é pouco explorada pelo varejista,” aponta Muñoz. A integração de diferentes canais de venda é essencial para oferecer uma experiência completa e satisfatória aos consumidores modernos.
Para saber mais sobre as tendências de consumo no nosso setor, escute o episódio do Varejo S.A Podcast no seu tocador preferido e entenda como fazer seu negócio crescer ainda mais.
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