Do empreendedorismo à liderança na AWS Amazon

Os primeiros 10 anos da trajetória profissional de Enio Garbin foram dedicados ao empreendedorismo. Formado em engenharia da computação, uma área que lhe proporcionou uma base sólida para inovar e empreender desde o início de sua carreira. Inclusive, fundou uma startup focada em tecnologia e inovação, trabalhando principalmente com o setor de telecomunicações. Durante esse período, Enio apresentou sua capacidade de criar soluções fora da caixa e de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado tecnológico.

Desde seus primeiros passos como empreendedor até seu atual papel de liderança na AWS Amazon, Enio tem demonstrado uma visão clara e estratégica para o futuro do varejo e da tecnologia. Sua trajetória serve de inspiração para profissionais de diversas áreas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

Transição para o varejo

Na virada do século, Enio decidiu ampliar seus horizontes e começou a se interessar pelo mercado de varejo. Tornou-se sócio do Grupo Gouvêa, onde atuou por três anos. Essa experiência foi crucial para o seu desenvolvimento profissional, permitindo-lhe adquirir um conhecimento profundo sobre o setor e as suas nuances. Após sua passagem pelo ecossistema de consultoria, Enio ingressou na IBM, uma das maiores corporações de tecnologia do mundo. Durante seus 15 anos na IBM, Enio ocupou diversas cargas de responsabilidade, aprimorando suas habilidades em gestão e estratégia de negócios.

Há aproximadamente dois anos, o profissional mudou de ares e alcançou uma posição de destaque que combinou sua experiência em tecnologia e seu conhecimento do mercado de varejo: líder LATAM de desenvolvimento de negócios do setor de consumo da AWS Amazon.

Essa transição para a Amazon marcou um ponto de inflexão em sua carreira. Trabalhar em uma das empresas mais inovadoras do mundo trouxe novos desafios e oportunidades, permitindo que Enio aplicasse sua maturidade profissional em uma carga de liderança.

Iniciativas de destaque

Entre as iniciativas mais significativas sob a liderança de Enio, destaca-se a participação ativa da AWS Amazon nos eventos NRF (National Retail Federation). Esse envolvimeto permitiu que a multinacional compartilhasse, de forma mais eficaz, como suas tecnologias e serviços podem contribuir com a sociedade e apoiar o crescimento do varejo. A presença em cinco dos maiores eventos do setor em Nova York proporcionou um impacto positivo aos varejistas, destacando as vantagens de utilizar a AWS para melhorar suas operações e estratégias de negócio.

Além disso, Enio orgulha em lembrar que viveu o varejo durante sua primeira grande transformação digital e teve a oportunidade de observar de perto a criação do e-commerce. Essa experiência lhe permitiu compreender como os varejistas podem se reinventar e se adaptar às mudanças tecnológicas.

Desafios do varejo

Para Enio Garbin, o varejo enfrenta desafios diversos e específicos para cada segmento. Ele acredita que um dos maiores é a exigência crescente dos consumidores. Conhecer melhor o consumidor, entender suas necessidades e desejos, e investir de maneira eficiente são essenciais para qualquer empresa que deseje se destacar no mercado. O executivo destaca a importância de transformar dados em inteligência, permitindo que as empresas tomem decisões mais informadas e estratégicas.

A busca pela eficiência é outro ponto crucial. Enio acredita que investir recursos de forma inteligente é fundamental para evitar desperdícios e maximizar os resultados. Essa abordagem não só melhora o desempenho da empresa, mas também beneficia os consumidores, que recebem produtos e serviços de melhor qualidade.

Frase inspiradora

“O sucesso não é definitivo, o fracasso não é fatal: é a coragem de continuar que conta”, de Winston Churchill

Participação no Omnivarejo

No evento “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo“, Enio Garbin pretende abordar como a tecnologia tem influenciado na transformação dos negócios. Além disso, o executivo deseja apresentar dicas e um olhar positivo de tudo que pode ser feito para se colher bons negócios hoje e no futuro.

O post Do empreendedorismo à liderança na AWS Amazon apareceu primeiro em Varejo S.A.