Futuro das franquias no Brasil: tecnologia, gerações Z e Alpha, e revolução da IA

Por Geancarlo Pires,
diretor-executivo do Meu Ponto Certo

O mercado de franquias no Brasil está em plena expansão, apresentando um crescimento robusto e contínuo. Em 2023, o setor atingiu um faturamento de R$240 bilhões, marcando um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior. Esse crescimento é parte de uma trajetória ascendente que já dura nove trimestres consecutivos desde o auge da pandemia.

O número de unidades franqueadas no Brasil também cresceu significativamente, com uma expansão de 6,2%, totalizando mais de 195 mil operações em 2023. O número de redes de franquias alcançou 3.331 marcas, consolidando o Brasil como o quinto maior mercado de franquias do mundo.

Influência das gerações Z (1997 – 2009) e Alpha (2010 – )

As gerações Z e Alpha estão moldando o futuro do consumo no Brasil. Até 2030, 100% da geração Z estará no mercado de trabalho e será responsável pela maior parte do consumo das franquias no mundo.

Esses jovens consumidores, nascidos em um mundo digital, demandam experiências personalizadas e estão constantemente conectados. Franquias que investem em tecnologia para oferecer uma experiência de compra integrada entre lojas físicas e online estão na vanguarda. Além disso, essas gerações valorizam práticas sustentáveis, como o reuso e economia circular, além de empresas com responsabilidade social que nascem de um propósito genuíno ao invés das tradicionais que adotam propósitos de acordo com o público que almejam.

Franquias que se alinham com esses valores tendem a ganhar a preferência desses consumidores que tendem a ser fieis às ideias e propósito mais do que a produtos e serviços.

Revolução tecnológica e Inteligência Artificial

A tecnologia e a inteligência artificial estão revolucionando o mercado de franquias. Aplicativos móveis, e-commerce e sistemas de omnicanalidade são fundamentais para atender às expectativas dos consumidores por conveniência e personalização. A IA, em particular, está sendo usada para melhorar o atendimento ao cliente através de chatbots, além de otimizar a gestão de estoques e prever tendências de consumo.

Porém, o grande desafio para as marcas de franquia reside em saber equalizar e entender onde avançar com mais tecnologia e inteligência artificial e onde dar apostar em humanização genuína com o cliente.

Esta não é uma construção estratégia de excluir um ou outro. E sobre saber como somar tecnologia e humanidade ao lidar com os clientes.

Micro franquias

Um segmento que vem crescendo rapidamente é o das micro franquias, que exigem um investimento inicial menor (até R$ 105 mil) e são mais acessíveis para pequenos empreendedores. Modelos de negócio como quiosques, unidades móveis e operações home-based têm se mostrado eficazes em termos de custo e gestão, atraindo novos investidores para o mercado de franquias.

Segmentos de serviços explodiram nos últimos 10 anos como opção de investimento em micro franquias. Apesar dos seus argumentos sedutores, como o baixo ou nenhum investimento em estrutura e estoques, além da necessidade de capital de giro menor que do mercado tradicional, micro franquias trazem também consigo riscos relacionados à pequena barreira de entrada de novos competidores que as obriga a operar em estado de excelência em vendas, atendimento e entrega dos produtos ou serviços que comercializam. Sem dúvidas, o investidor precisa atentamente analisar se tem o perfil e o tempo necessário para ter sucesso nesses formatos.

Desafios e oportunidades

O mercado brasileiro de franquias está em um ponto crucial de mudança. Nunca foi tão fácil ter uma marca franqueadora ou uma unidade franqueada. Portanto, os investidores se veem diante de muita oferta e promessas superlativas que podem levá-lo para o caminho inverso do que ele buscava: ao fracasso.

Esse desafio, por sua vez, traz consigo oportunidades únicas também na história do franchising brasileiro. Uma delas é que o mercado consumidor quer comodidade, conveniência, humanidade, propósito, história e eficiência em um lugar só. E nunca foi tão fácil, mais uma vez, para o investidor encontrar franquias tradicionais ou novas fazendo tudo isso muito bem-feito.

Para encontrar as melhores oportunidades, eu sempre sugiro buscar informações além das fornecidas na Circular de Oferta de Franquia e no plano de negócios das franquias, além de sempre se cercar de assessoramento e aconselhamento especializado.

Considerações finais

O futuro das franquias no Brasil é promissor. Com um mercado que já é um dos maiores do mundo e um crescimento contínuo, as franquias estão bem-posicionadas para aproveitar as tendências de digitalização, personalização e sustentabilidade. As gerações Z e Alpha, com suas expectativas elevadas e foco em valores éticos, estão desafiando as franquias a se adaptarem e inovarem. Ao abraçar a tecnologia e atender às demandas dessas novas gerações, as franquias podem não apenas sobreviver, mas prosperar nos próximos anos.

Ao seguir essas tendências e enfrentar os desafios de frente, o mercado de franquias no Brasil continuará a ser uma força vital na economia, proporcionando oportunidades para empreendedores e satisfazendo as necessidades dos consumidores modernos.

*Geancarlo Pires é diretor-executivo do Meu Ponto Certo

O post Futuro das franquias no Brasil: tecnologia, gerações Z e Alpha, e revolução da IA apareceu primeiro em Varejo S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir