Com uma carreira marcada por conquistas pioneiras e uma determinação inabalável, Teresa Cristina Charotta, atual diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (IBEVAR), se destacou ao quebrar barreiras e abrir novos caminhos para as mulheres no setor. Conheça um pouco da trajetória da profissional que está confirmada como uma dos palestrantes do “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo”.
Construção do sucesso
Iniciando sua carreira no Unibanco, Teresa logo encontrou seu caminho na Johnson & Johnson, onde passou quase 23 anos se destacando e desbravando novos territórios. Em um momento em que a presença feminina em cargos de liderança era rara, Teresa se tornou a primeira mulher a assumir um cargo na área de vendas da J&J no Brasil, no final dos anos 80. Seu caminho meteórica incluiu promoções anuais e uma progressão de sucesso desde a administração de vendas até posições estratégicas em promoção & merchandising e trade marketing.
Com diversas mudanças e experiências profissionais, a diretora do IBEVAR pontua dois momentos cruciais em sua carreia. O primeiro foi em 1997, quando ela deixou a Johnson & Johnson para ingressar no setor farmacêutico, tornando-se a primeira gerente de trade marketing da Schering-Plough S/A. Mais uma vez, por seu desempenho positivo, alcançou posições ainda mais elevadas em outras empresas farmacêuticas.
O segundo ponto de virada foi em 2009, quando Teresa saiu da esfera corporativa para buscar uma carreira acadêmica, culminando na sua posição atual como diretora executiva do IBEVAR e head business unit da FIA/Labfin-Provar. Sua vasta experiência no varejo e na educação corporativa a torna uma líder influente e uma referência para os mais jovens.
Superando desafios
Um dos maiores desafios enfrentados por Teresa foi a resistência do mercado ao crescimento de mulheres em cargos executivos. Porém, sua perseverança e resiliência foram fundamentais para superar esses obstáculos. A executiva destaca a importância de qualidades como accountability, liderança, comunicação, autoconfiança e a busca incessante por significado em tudo o que faz.
Não por menos, em cada empresa por onde passou, ela deixou sua digital com projetos inovadores. Um exemplo notável foi o reposicionamento de uma marca que estava em declínio, transformando-a na segunda maior marca do mercado em apenas três anos. No IBEVAR, sua participação nas reuniões setoriais com o Banco Central foi um momento significativo. Já na FIA Business School, ela desenvolveu um método de coaching education para RHs, impactando positivamente inúmeras empresas.
Como está o varejo atual
Teresa identifica diversos desafios para o varejo de hoje, como a concorrência com empresas estrangeiras, a necessidade de inovação constante, proporcionar boas experiências de compra e adaptar-se às mudanças no comportamento do consumidor e às novas tecnologias. Estes desafios exigem uma abordagem estratégica e inovadora para garantir o sucesso no setor.
Por isso, com a era digital, onde a experiência do cliente é mais importante do que nunca, ela enfatiza que as empresas devem colocar os consumidores no centro de suas estratégias, promovendo uma cultura de Customer Service e Customer Experience que envolva e satisfaça a todos eles, aumentando assim suas receitas e fidelidade à marca.
Frase inspiradora
“Para atuar no varejo, todo profissional precisa gostar de GENTE”
O que esperar no Omnivarejo 2024
No evento “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo”, os participantes podem esperar conteúdos atualizados e recheados de novidades sobre tendências e inovações para o varejo brasileiro. Teresa promete levar reflexões de congressos internacionais e compartilhar práticas bem-sucedidas do varejo global e nacional.
A participação de Teresa Cristina Charotta, sem dúvidas, irá inspirar os líderes e empresários presentes a impulsionarem seus negócios para o futuro.
O post Conheça uma das executivas pioneiras no varejo brasileiro apareceu primeiro em Varejo S.A.