Digitail 2024: cultura e inovação “beyond retail reality”

No cenário atual do varejo, a inovação é mais do que uma necessidade. É uma estratégia vital para se manter competitivo. Para fechar o evento Digitail Conference 2024, Renato Pedigoni, diretor executivo de Tecnologia do Grupo Boticário, palestrou sobre “Cultura de inovação beyond retail reality” e destacou como as práticas além das convencionais ajudam a revolucionar o setor.

Pedigoni delineou três pilares fundamentais que ajudaram a “retransformar” a marca e a maneira como ela opera: canais digitais, governança e tecnologia.

Uma nova experiência com os canais digitais

A estratégia começou com a aquisição do maior e-commerce da América Latina, um movimento ousado que permitiu ao Grupo Boticário evoluir sua plataforma online e aprimorar a experiência de compra virtual. “Isso criou a base para a construção do nosso marketplace”, ressaltou Pedigoni. Além disso, a integração das operações com as franquias foi um ponto crucial, possibilitando uma união eficaz e potencializada. A ativação de novos canais, como o aplicativo da marca, também desempenhou um papel fundamental, proporcionando aos consumidores rapidez, comunicação mais frequente, reviews e tutoriais que agregam valor à experiência de compra.

Autonomia e inovação por meio da governança

Por trás dessas iniciativas, a governança desempenhou um papel crucial. “Ela permitiu dar autonomia para os times”, explicou Pedigoni. O processo de planejamento tornou-se mais frequente, proporcionando espaço para experimentação e adaptação rápida às novas demandas do mercado. “Não há áreas centrais de inovação; a inovação ocorre em toda a marca agora”, destacou o diretor executivo.

Escolhas estratégicas com apoio da tecnologia

Mas, para que tudo isso ocorresse de forma eficiente, a tecnologia foi essencial. “Hoje temos tudo internalizado: de 200 para mais de 3 mil colaboradores, incluindo desenvolvedores, designers e cientistas de dados”, afirmou Pedigoni. Os investimentos tecnológicos são uma das principais linhas do Grupo Boticário. “Construímos internamente os pontos estratégicos para a marca e tudo que envolve o cliente, o que nos permite fazer a integração omnicanal sem exceção”, concluiu o diretor executivo.

Podemos definir que a “cultura de inovação beyond retail reality” no Grupo Boticário é uma abordagem global que abraça a transformação digital, empodera os times por meio de uma governança flexível e aposta na tecnologia como impulsionadora do progresso. Essa estratégia não apenas coloca a marca na vanguarda do varejo, mas a posiciona como líder na definição do futuro do setor.

Para encerrar com chave de ouro, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, compartilhou reflexões sobre a transformação acelerada que o Grupo Boticário está vivenciando. Ele ressaltou a importância dos encontros presenciais, ao mesmo tempo em que reconheceu a adaptação necessária ao ambiente virtual. Gouvêa destacou a relevância da cultura organizacional nesse contexto, enfatizando como ela está sendo desenvolvida e mantida mesmo em um ambiente predominantemente digital. Em resposta, Renato Pedigoni reforçou a importância da cultura como um pilar fundamental para as empresas, enfatizando a codificação das essências da marca e o constante monitoramento do engajamento e da implementação da cultura por meio de ferramentas de avaliação e comunicação interna.

Digitail Conference 2024

Digitail Conference foi realizado pela Gouvêa Experience e teve a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) como associação parceira. O evento destacou as principais soluções digitais que estão transformando o mercado e oferecendo novas oportunidades para negócios de todos os portes.

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