Além de oferecerem conveniência aos consumidores com uma grande variedade de marcas em um único espaço, os shoppings centers geram empregos, impulsionam a economia local, promovem a socialização e podem ser usados como espaço para eventos e atividades culturais. Para entender um pouco mais sobre desafios e tendências do setor, o Varejo S.A. Podcast conversou com Augusto Brandão, sócio-diretor da Kardiá Malls – empresa responsável pela adminstração do shopping Pátio Brasil, em Brasília.
Diferentemente do modelo visto nos Estados Unidos, no Brasil os shoppings já nasceram com uma variedade de serviços, como cinemas, restaurantes e espaços de diversão. Segundo Augusto, essa abordagem mais ampla sempre esteve no DNA do shopping brasileiro, que é visto como um local de convivência e lazer pelos consumidores, e não apenas de compras.
Além desse conceito mais amplo, o executivo ressalta que os shoppings precisam ser verdadeiras “cidades perfeitas”, com foco no serviço, no funcionamento pleno dos equipamentos e na formação de profissionais capacitados. “Somos um formador e utilizador de mão de obra de massa”, destaca ele, apontando o papel fundamental do setor no mercado de trabalho.
Durante a conversa, também foram abordadas outros desafios e tendências dos shoppings no Brasil, como a criação de ações fora das datas comemorativas, como são os critérios de seleção dos lojistas, as estratégias de marketing e publicidade e as perspectivas para o restante do ano.
Quer conferir o bate-papo completo? Assista no YouTube ou escute o episódio no seu tocador de podcast preferido.
O post Varejo S.A. Podcast: desafios e tendências dos shoppings no Brasil apareceu primeiro em Varejo S.A.