Por Tiago Costa
Cofundador e CTPO do Bankly
Quando falamos de produtos bancários, vivemos definitivamente em um momento de transição entre o mundo físico e o digital. No Brasil, segundo um estudo recente feito pela Akamai Technologies, 70% dos entrevistados possuem conta tanto em bancos tradicionais quanto em fintechs e bancos digitais.
O crescimento significativo desse setor na última década favoreceu a criação de diversos serviços financeiros, garantindo aos usuários um acesso facilitado a soluções capazes de atender às suas necessidades de forma personalizada. Uma das funcionalidades que estão em linha com essa tendência são as contas pocket, que funcionam como um “bolso” dentro das contas convencionais.
Neste artigo vou falar um pouco mais sobre o conceito de contas pocket e seus benefícios para empresas e pessoas físicas.
Como funcionam as pocket accounts na prática?
Como citei acima, elas funcionam como um “bolso” dentro da conta principal, que pode ser utilizado para algum fim específico. Basicamente, o saldo de uma conta de pagamento pode ser mantido na principal ou dividido entre ela e a de bolso, de acordo com diferentes finalidades. O cliente que opta por essa modalidade financeira pode ter cartões associados exclusivamente ao saldo contido nelas. Como é uma subdivisão, a única forma de realizar uma entrada de dinheiro é por meio da conta principal, enquanto as retiradas podem ser feitas tanto pela principal quanto pelo cartão vinculado à pocket.
Mais segurança e controle para pessoas físicas
Trata-se de uma ferramenta eficiente para a gestão financeira, permitindo que os clientes separem o dinheiro destinado a pagamentos fixos, sejam despesas mensais ou de serviços, além de limitar os gastos por categoria. A experiência do usuário pode ser configurada de diversas maneiras, dependendo da interface do aplicativo. É possível, por exemplo, separar uma quantia específica para lazer. Ao ter um cartão vinculado ao saldo da pocket, o usuário também pode direcionar apenas o valor a ser utilizado no dia. Isso evita que, em casos de roubo ou fraude, o criminoso não tenha acesso ao saldo da conta principal por meio do cartão. Pais e responsáveis também podem fornecer um cartão vinculado apenas ao saldo alocado na pocket. Essa ação permite acompanhamento de todas as transações e do limite diário.
Praticidade para as empresas
As corporações podem criar contas pocket dentro de suas próprias carteiras, permitindo aos seus colaboradores possuir cartões vinculados, o que possibilita uma melhor gestão dos gastos. Os gestores ainda conseguem destinar uma conta de bolso para cada colaborador, equipe ou categoria de despesas, dependendo de sua estratégia.
As empresas que pretendem oferecer um cartão para cada categoria de benefício, como refeição, alimentação ou lazer, encontram na pocket mais facilidade, já cartões podem ter limitações baseadas no MCC, conhecido como código de categoria de comerciante.
Os casos citados são apenas alguns dos possíveis usos da funcionalidade de contas pocket. São inúmeras as vantagens e possibilidades para o seu negócio, além de garantir uma experiência ainda melhor para o seu usuário final.
O post Contas pocket: funcionalidade para atender tanto empresas quanto pessoas físicas apareceu primeiro em Varejo S.A.