O ano acaba de começar e muitas empresas estão fazendo seu planejamento estratégico. A possível expansão do negócio é um ponto que costuma gerar dúvidas, embora especialistas apontem que existem diversos sinais que mostram que está na hora de ampliar as operações. Porém, alertam que é necessário talento e faro empresarial para saber se é o momento certo para crescer.
O empreendedor ter um feeling de que é um bom momento para ampliar as operações é algo importante. “Perceber que um determinado modelo de negócio vai resolver uma necessidade é o dom do empreendedor”, diz Fabian Salum, professor titular de Estratégia e Inovação da FDC (Fundação Dom Cabral). “Mas, este fator é difícil de tangibilizar”, acrescenta o professor, destacando a importância, além do feeling, da análise de dados objetivos do negócio.
Planejamento é fundamental
Especialistas em gestão apontam o que seria o principal erro dos empreendedores na hora de expandir: a falta de planejamento. Muitas decisões seriam mais baseadas em percepções e emoções do que em números e informações. Ou seja, o empreendedor sente as oportunidades no ar, mas esse dom não traz automaticamente a capacidade gerencial. Por isso, as percepções precisam ser sempre sustentadas pela coleta de dados e cálculos.
Existem cinco sinais de que estaria na hora de expandir o negócio, destaca uma matéria publicada pelo Uol. Confira a seguir.
A empresa consegue aumentar a operação sem perder a qualidade?
O produto ou serviço oferecido está atendendo bem seu público no mercado já conquistado. O empreendedor deve estudar friamente seus processos e concluir se pode replicá-los sem perder a qualidade. Se houver pontos frágeis, ainda não é a hora de buscar a expansão.
Existe demanda?
É importante avaliar se existe demanda para atender novos públicos no mesmo mercado ou em mercados adjacentes. Para um restaurante, por exemplo, é possível criar um serviço de delivery.
Falta estrutura?
Se a estrutura física do empreendimento ou a quantidade de profissionais já não é suficiente para atender bem seu público, mantendo a qualidade, está na hora de rever isso e ampliar a operação.
Tecnologia para melhorar a produtividade
Se for possível usar tecnologias já disponíveis para otimizar processos, como aplicativos de logística que barateiam e facilitam o envio de mercadorias, existe oportunidade de crescimento.
Feeling
O empreendedor tem um feeling de que é um bom momento para crescer, a partir de seu conhecimento do mercado em que atua e das demandas por serviços ou produtos que a empresa oferece.
O cenário precisa estar favorável
Mas, se pretende expandir, o empreendedor precisa entender bem o contexto em que está inserido. “É essencial compreender a situação do segmento em que se atua ou quer atuar, se está crescendo ou se está em declínio”, diz Beatriz Micheletto, analista de negócios do Sebrae-SP. Também deve incluir um estudo minucioso do que a concorrência está fazendo.
Ter recursos financeiros para a expansão é fundamental, pois ampliar operações requer investimentos. Se for necessário captar recursos, é preciso saber se a empresa pode arcar com as despesas de empréstimos. Recursos humanos também são relevantes, avaliando a capacidade que o time tem de crescer.
Atenção aos problemas causados pela expansão
Também é preciso ter consciência que podem haver desvantagens na expansão. Segundo a HS Contábil, “quanto maior a empresa, mais complexa a sua gestão”. Se a empresa não estiver bem preparada, ela pode sobrecarregar seus recursos materiais e seus colaboradores, havendo o risco de ter a qualidade dos seus produtos ou serviços comprometida, o que abrirá uma vantagem para a concorrência. Outro detalhe é que, com a expansão, a empresa pode mudar sua categoria e seu regime de tributação.