79% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, aponta GfK

Categoria de eletrônicos terá melhor resultado, mas não pela quantidade de itens vendidos e, sim, pelos altos preços

A Black Friday já está consolidada entre os brasileiros e, mesmo diante de uma crise econômica, os consumidores não deixarão de gastar. Pelo contrário, aproveitarão a data para adquirir algo em oferta. A edição de 2021 será melhor que a do ano passado para o setor de eletroeletrônicos, segundo dados da GfK. Esse resultado positivo será alcançado por conta do aumento dos preços e não pela quantidade de itens vendidos. Em 2020, as oito semanas sazonais representaram 21% das vendas do ano, somando mais de R$ 23 bilhões. Neste total, a semana da Black Friday foi a que mais se destacou, gerando aproximadamente 7% do faturamento do ano, 3,4 vezes mais que a média semanal.

 

É importante ressaltar que essa é uma data que o consumidor se prepara para as compras e tem os eletroeletrônicos como o grande foco. “Os consumidores veem na Black Friday uma oportunidade para comprar um item de desejo ou fazer a troca de um aparelho mais antigo por um moderno. Esse ano, com a alta dos preços, haverá uma cautela na escolha dos modelos, mesmo assim, 87% das pessoas pretendem gastar o mesmo ou até mais do que no ano passado”, analisou Fernando Baialuna, diretor de Negócios e Varejo da GfK.

 

Os varejistas devem pensar na jornada do consumidor, que mesmo tendo migrado para o online, as vendas na modalidade figital – fusão das vendas no ambiente físico e digital – devem ser levadas ainda mais em conta.  “De acordo com a categoria que está sendo procurada, o cliente tem uma preferência para efetivar a compra. Itens como smartphones, TV e linha branca ainda são muito fortes no comércio tradicional, já que o consumidor tem a necessidade de vivenciar a experiência com o produto”, explica Baialuna.

 

Os dados do estudo da GfK também mostram que Black Friday deve durar mais tempo, com ações promocionais durante todo o mês de novembro. Essa estratégia de pulverizar os descontos acontece há alguns anos e isso traz confiança para o cliente, que terá melhores ofertas por um período maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir