Procon estipula multa de até R$ 20 mil para o lojista que deixar cliente entrar sem máscara

A segunda etapa do Plano de Convivência e Retomada de Atividades de Campina Grande começou a vigorar desde o dia 29 de junho, porém, a flexibilização das atividades do comércio reforçam a necessidade de alerta para o cumprimento dos protocolos de segurança.

Os lojistas precisam ficar atentos com as orientações quanto aos horários de funcionamento dos serviços, limitação do número de clientes em cada loja e, sobretudo, com orientações de como manter um distanciamento seguro entre as pessoas no interior do comércio e não esquecer da exigência do uso de máscara tanto por clientes como por funcionários.

O coordenador do Procon Municipal, Rivaldo Rodrigues, alerta que o lojista que não atentar para os protocolos poderá ser multado em até 20 mil reais. Caso o cliente insista em desrespeitar as medidas sanitárias, como por exemplo queira ser atendido ou entre na loja sem máscara, o lojista não deve ceder. “Ou entrega uma máscara ao consumidor ou pede que o mesmo volte em outro momento com seu equipamento de proteção”, explica Rivaldo.

Nesta fase do Plano elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, os shoppings estão proibidos de reabrir a praça de alimentação, os cinemas e salões de jogos. E obedecem a um horário restrito de funcionamento, os shoppings funcionam das 12 h às 20 h e as galerias comerciais das 9 h às 18 h.

A fiscalização do PROCON está monitorando o cumprimento do Decreto, visitando lojas e ruas comerciais e a população também faz sua parte, tirando dúvidas e também denunciando o descumprimento da quarentena por meio do WhtasApp do Procon nos seguintes números: 98185-8168, 98186-3609 e 98123-0749 ou pelo 151.

Rivaldo esclarece que “não é a intenção do Procon aplicar a multa de imediato, mas, claro, na reincidência, aquele estabelecimento que estiver operando ou recebendo clientes sem uso da máscara será multado”, disse.

 

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