CNDL participa de debate sobre resultados e perspectivas das eleições 2018

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) participou, na manhã de hoje (09) do Debate Eleições 2018 – Resultados e Perspectivas, promovido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), em Brasília, para associados e convidados.

As análises foram conduzidas pelo gerente de Pesquisas do Instituto FSB, André Jácomo, que falou sobre a efetividade das pesquisas nas eleições, pelo estrategista político Márcio Coimbra, que trouxe o panorama do novo Senado Federal, e Antônio Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), abordando o cenário da Câmara dos Deputados.

Para o gerente de Projetos e Eventos da CNDL, Daniel Sakamoto, que representou a entidade no evento, entender a configuração do Congresso Nacional na nova legislatura é fundamental para o setor de comércio e serviços. “Temos demandas prioritárias de interesse do setor tramitando no Congresso e que são vitais para continuarmos a movimentar o país. A Abrig sai à frente ao trazer uma análise técnica e imparcial desta nova composição para que o Sistema CNDL, assim como outras entidades associadas, possam planejar sua atuação diante do novo Parlamento”.

O estrategista político Márcio Coimbra acredita que o país vivencia um momento de profunda mudança com o que chamou de fim da Nova República. “Todos os grandes nomes ao Senado foram abatidos neste domingo (07). O que veremos em 2019 é um Senado completamente pulverizado, cheio de novatos, muitos sem experiência, nomes que vão estar no poder nos próximos anos”, comentou. “Diante disso, o trabalho de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) é fundamental para estabelecer as agendas e fazer com que os novos parlamentares entendam os assuntos e o funcionamento da Casa”.

Em relação às pautas de interesse para a próxima legislatura, Antônio Queiroz, do DIAP, acredita que “as reformas tributárias, administrativa e previdenciária vão ganhar prioridade no governo, já com uma Câmara dos Deputados com índice de renovação de 53%, já que dos 513 eleitos, 246 estavam no exercício do mandato e 267 são novos parlamentares”.