Os dados e sua importância na exclusão do ICMS da base PIS/COFINS

A exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS é um assunto em alta e que afeta milhares de empresas por todo o Brasil

A realização desse procedimento de exclusão é uma tarefa um tanto complicada, pois é feita com base avaliação de cada nota fiscal emitida pela empresa. E isso repercute um assunto que ainda hoje é pouco explorado por muitas empresas, os dados.

Neste cenário de muitas informações, o Big Data é a saída para processar grande volume de dados e extrair o necessário para que os procedimentos de correção nas guias de pagamento do PIS/COFINS sejam realizados com sucesso!

Devido as dificuldades de operação, softwares comuns como o Excel não dão conta de processar os cálculos necessários e as análises muitas vezes resultam em valores levantados por amostragem, o que não é correto.

Não ter um cálculo de 100% da base de dados resulta em insegurança para o empresário, que pode estar recuperando MAIS do que deveria (em uma amostragem multiplicada por número de meses, por exemplo) e assim ficar sujeito a todas as penalidades legais, com multas que chegam até 225% ou, então, recuperar MENOS do que teria direito, e assim “deixar na mesa” um recurso financeiro que poderia ser investido na própria empresa.

Análises com aplicação de Big Data são viáveis a partir do uso de tecnologias avançadas, presentes, principalmente, nas consultorias mais inovadoras, que podem ser viabilizadas e potencializadas pela aplicação processos de automação, aplicando de forma correta os cálculos para que a Compliance das notas emitidas pela empresa possa ser realizada, permitindo os processos administrativos.

Portanto é preciso estar atento e investir em tecnologias para armazenamento de informações de forma confiável, pois no cenário atual as regras tributárias são modificadas constantemente e sua empresa pode perder oportunidades ou sofre prejuízos pela falta de um recurso tão primário, dados.

Com informações: Jornal Contábil