Entidades lançam carta ao governador João Azevedo

ASCOM-CDL-2

As entidades representantes do comércio de bens e serviços na Paraíba por meio do associativismo, cumprimentam Vossa Excelência e, na oportunidade, solicitam uma atenção maior às estatísticas referentes à pandemia e às ações que estão sendo tomadas em face da economia, sem a devida análise de todas as variáveis existentes no cenário atual e lições que aprendemos no ano de 2020.

Como já é sabido, o comércio de bens e serviços tem cumprido as normas de vigilância sanitária frente a pandemia de covid-19 e não tem sido o principal foco de proliferação do coronavírus. Esse é o sentimento que permeia todo o Estado e traz consigo a desesperança, somada às situações que giram em torno do possível colapso do sistema de saúde. O fato é: Não podemos continuar assim!

Os empresários seguem todos os protocolos de saúde, desembolsaram quantias que se quer existiam em seus planejamentos iniciais, mas, foi em vão. Nós nos perguntamos, isso é correto? Será que não caberia alguma atitude mais intermediária antes do fechamento total?

Soma-se a esse problema real, os planos de ações extremistas e baseados em estatísticas interpretadas com resquícios de medos oriundos da falta de planejamento frente às lições que deveríamos ter aprendido no ano de 2020. Que cenário limitante para nós micro e pequenas empresas que nem estrutura temos para suportar o vírus e nem a economia que insiste em manter-se parada. Economia parada e empresas fechadas significam a morte de CNPJs e o desemprego de milhões de pessoas.

Diante do exposto, nossa sugestão frente à “Onda Laranja” é: VAMOS FAZER DIFERENTE! Vamos assumir uma postura mais reflexiva e mais aberta, assim que as poucas variáveis utilizadas para balizar as ações do governo chegarem a um ponto “mais confortável” para todos. Ou seja, antes de pararmos o Estado, podemos utilizar as seguintes sugestões:

Para a população, que particularmente, tem que fazer mais a sua parte:

• Aumentar a conscientização por meio de campanhas mais agressivas nos meios de comunicação;
  • Aplicação de multas, diretamente ligadas ao CPF individual, por transição aleatória sem as devidas precauções. Por organização de festas e aglomerações clandestinas e demais atividades correlatas que possam contribuir para a disseminação das cepas da COVID- 19. Lembrando que as multas não devem ser limitadas a quem realiza tais eventos e sim para todos os participantes;
  • Advertências centralizadas na polícia civil referente às filas e a falta de respeito ao distanciamento exigido, principalmente em filas de bancos;
  • Incentivar os municípios a criarem uma central de denúncia para festas, aglomerações clandestinas e atividades correlatas. Nesse caso, com o apoio ágil da polícia para pegar em flagrante e efetuar as devidas penalidades;

Para o comércio de bens e serviços, que já está preparado e seguindo os protocolos de saúde:

• Seguir sempre as exigências e protocolos mais atuais, realizando sempre uma limpeza minuciosa, diária, de todo o estabelecimento;
  • Dobrar a disponibilidade de insumos, como álcool em gel de 70%, máscaras, dentre outros materiais;
  • Limitarmos, ainda mais, a área útil à circulação interna de pessoas, não computando as áreas administrativas e externas. Caso haja filas, as pessoas serão orientadas e advertidas para manterem a distância de 1,5 metros um do outro, cabendo a responsabilidade ao proprietário do estabelecimento em manter a ordem e o distanciamento, principalmente na área externa;
  • Contribuirmos na conscientização da população reforçando que o vírus também está nas casas e nas festas;

Mesmo com todas essas sugestões, temos que considerar mais alguns pontos. São eles:

Referente aos leitos, não vamos pedir apenas o aumento de leitos, mas a contratação de profissionais que estejam disponíveis no mercado.

• Sobre a ampliação das linhas de crédito, além de pedirmos que seja intermediado junto às instituições financeiras ampliação das linhas de crédito, ampliação dos prazos e taxas de juros competitivas, solicitamos também que seja feito um planejamento, campanha e ações concretas a respeito do estado que estamos dando aos empresários a capacidade de honrar com os compromissos das empresas.

Assim, reiteramos a necessidade de medidas urgentes para evitar falências posteriores no momento da retomada. AS EMPRESAS, PRINCIPALMENTE AS MICRO E PEQUENAS, E OS EMPREGOS TAMBÉM ESTÃO MORRENDO a cada dia por falta de apoio e medidas que realmente possam ser mais efetivas.

• Há de se pontuar também o não fechamento total das atividades;

E por fim, e não menos importante, o nosso maior pedido é que o processo de vacinação, bem como a logística e a agilidade, sejam mais eficientes. Apesar de não ser algo definitivo, a imunização trará maior suporte à vida e, consequentemente, a economia melhorará.

No mais, nós, representantes de classe do Estado da Paraíba, reforçamos cada vez mais a nossa parceria. Iremos aumentar a nossa divulgação de campanhas de conscientização no Estado visando, principalmente, nossos associados e a população em geral. Afinal, o que está contribuindo e muito para a transmissão e aumento das mortes são as festas, aglomerações clandestinas, entre outros, como já citado anteriormente e que, independente das medidas restritivas aplicadas, continuarão acontecendo.

Com os melhores agradecimentos, subscrevemo-nos com muita consideração na certeza de que o apoio de Vossa Excelência, aceitação e acatamento frente às nossas solicitações, vindas diretamente de nossos associados, ensejará muitas mudanças positivas nesse cenário.

Respeitosamente,

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba – FCDL/PB