FCDL defende ampliação no horário de funcionamento do comércio paraibano

Medida solicitada ao governador João Azevedo deve diminuir aglomeração de pessoas e contribuir com o aumento das vendas no setor, no período de final de ano.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB) está solicitando formalmente junto ao Governo do Estado, a mudança no horário de abertura e encerramento do comércio paraibano durante o período que antecede as festas natalinas.

A preocupação da entidade tem como base o Natal ser uma das datas mais importantes do calendário nacional de eventos e também um dos períodos mais movimentados para o comércio estadual, de modo que, deverá haver aglomerações em ruas, centros comerciais, transporte público, lojas e etc., pois as compras do período natalino estão incutidas na cultura do povo brasileiro.

O presidente da FCDL-PB, José Lopes da Silva Neto, explica que a solicitação visa garantir que os consumidores tenham mais tempo para realizar suas compras e, especialmente neste ano, como uma forma de garantir a proteção dos clientes e evitar aglomerações.

“É necessário que haja uma contrapartida não só dos Municípios, mas também do Governo do Estado, no sentido de flexibilizar, ainda que temporariamente, o horário de abertura do comércio estadual, permitindo a adoção de um horário de funcionamento mais alongado”, disse.

Estratégia foi utilizada pelo TSE nas últimas eleições

Há de ser lembrado, que estratégia idêntica a esta foi adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas últimas eleições, quando foi ampliado o horário de votação com o objetivo de evitar aglomerações nas sessões eleitorais, tendo o resultado sido bastante exitoso e comemorado pelo seu presidente, o Ministro Luís Roberto Barroso.

“Assim, o que desejamos é que esta mesma tônica seja implantada para o comércio, pois, partindo do mesmo princípio de que o alongamento do horário possibilitará a diluição do número de pessoas nas ruas, lojas e centros comerciais, a flexibilização do horário de funcionamento do comércio é uma situação que se impõe”, Completou José Neto.

Entidade incentiva lojista a seguirem horário especial sem esquecerem os protocolos contra a covid-19

A FCDL-PB já está fazendo sua parte, orientando os estabelecimentos a criarem estrutura de atendimento para evitar aglomerações e garantir a segurança de clientes e colaboradores, ressaltando que as condutas tradicionais do período natalino devem ser reconfiguradas e que o protocolo sanitário definido pelos Municípios e pelo Governo do Estado devem ser rigorosamente cumpridos.

O governador João Azevedo está avaliando a proposta e deve se pronunciar nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir