Campina Grande teve saldo de mais de três mil empregos com carteira assinada, em novembro

Número de contratações é o melhor resultado desde o início da análise, iniciada em 2007

Contrariando as projeções dos mais pessimistas, a cidade de Campina Grande tem conseguido se recuperar rapidamente da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, iniciada no mês de março de 2020.

Mesmo com o fechamento temporário das atividades econômicas e as demissões em massa em decorrência da crise, a atualização mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, mostrou que somente no último mês de novembro, Campina Grande apresentou o saldo de 3.734 trabalhadores que tiveram suas carteiras de trabalho assinadas por empresas instaladas no município. Este é o maior saldo referente ao mês de novembro registrado desde o início da análise, em 2007.

As atividades ligadas ao setor de Serviços foram as que apresentaram o maior saldo, com 3.058 contratações, seguido pelo comércio varejista, com 526 novas vagas e a indústria que abriu 129 novos postos de trabalho ao longo do mês de novembro.

Perfil dos novos contratados

A média de idade dos trabalhadores que conquistaram uma vaga no mercado de trabalho em novembro é de 30 a 39 anos (1.001 contratações). Já a escolaridade exigida na grande maioria das vagas preenchidas foi que esses trabalhadores tivessem pelo menos o ensino médio completo.

Mulheres encontraram mais chances que os homens

Foram 1882 contratações de pessoas do sexo feminino frente às 1.852 oportunidades preenchidas por trabalhadores homens.

Fonte: CAGED/novembro de 2020

Contratações registradas ao longo do ano também animam

No acumulado do ano a cidade apresenta o saldo de 6.618 contratações, considerando todos os setores da economia produtiva. O número surpreende quando analisamos o acumulado dos meses de 2019 (janeiro a novembro), quando a economia do país ia bem e a pandemia ainda não existia, o saldo de empregos ficou em 361 carteiras assinadas.

Fonte: CAGED/novembro de 2020

O presidente da CDL Campina Grande, Carlos Botelho, comemora os resultados.

“Mesmo sem a realização de eventos importantes no nosso calendário como “O Maior São João do Mundo” e apesar de todos os transtornos causados pela pandemia, Campina Grande tem mostrado que é uma cidade diferenciada e que consegue se sobressair diante das dificuldades”, disse.

Para o dirigente lojista, a chegada de novas empresas e o trabalho desempenhado pelas entidades representantes de classe junto ao município colaboraram com a retomada da geração de empregos em curto período. “O trabalho desempenhado pelo município em conjunto com entidades como a própria CDL colaborou para que chegássemos a esse resultado. Não por acaso temos observado a inauguração de filiais de grandes redes do varejo e a abertura de novas vagas em todos os setores”. Finalizou.