Rua Barão do Abiaí, 24, Centro, C. Grande/PB

Em meio à crise, entidades do Sistema CNDL promovem ações para amenizar os impactos no setor

A crise gerada pela pandemia da Covid-19 já é considerada uma das mais graves da história, com impactos relevantes em todos os setores nos âmbitos econômicos e sociais. Para superar esse momento que ainda não tem data para terminar, entidades de todo o Sistema CNDL promoveram nos últimos meses campanhas, ações e projetos com caminhos e informações que pudessem amenizar os impactos do coronavírus no setor de comércio e serviços.

O quarto dia da Semana da Comunicação do Sistema CNDL, realizada nesta quinta-feira (25), teve como tema “Como não parar em momentos de crise” e reuniu profissionais de comunicação de FCDLs e CDLs para apresentarem cases de sucesso. O encontro aconteceu pelo canal da CNDL no Youtube.

 

Confira os projetos apresentados:

1) Comércio Seguro e Compre do RN – FCDL Rio Grande do Norte

As duas campanhas foram apresentadas pela comunicadora Luciana Tito, assessora de imprensa da FCDL-RN. O projeto Comércio Seguro tem o objetivo de fortalecer o comércio local, movimentar a economia e cumprir o papel institucional e social da CDL orientando lojistas quanto aos protocolos de segurança para retomada das atividades comerciais.

“Com essa campanha buscamos mostrar que o comércio valoriza a vida através do cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Queremos atrair o consumidor para a loja com a certeza que ali é um ambiente seguro para as compras”, destacou Luciana.

Para receber o selo de Comércio Seguro, os lojistas tem por base um cartilha entregue pela entidade com algumas normas estabelecidas pelo governo local que devem ser cumpridas. Após agendamento de fiscalização e comprovação da adequação, a loja passa estampar em vitrines e redes sociais o selo elaborado pela CDL.

Além desse projeto, Luciana apresentou também uma campanha de valorização do comércio local: a Compre do RN. Criada há cinco anoa, a campanha encontrou na crise gerada pela pandemia uma oportunidade de reforço e fortalecimento das compras locais. “A intenção é valorizar os pequenos negócios e criar nas pessoas o sentimento de pertencimento”, afirmou Tito. “Nossas campanhas mexem com todo mundo. Não queremos atingir apenas com comercio, mas também ganhar relevância para toda a cidade”, completou.

 

2) Loja Segura e distribuição de kit para lojistas – CDL Campina Grande

Para colaborar com a retomada do comércio e orientar os lojistas quanto as adaptações que precisam ser adotadas para o funcionamento das lojas, a CDL Campina Grande elaborou o projeto Loja Segura. A ideia, segundo a responsável pela ação, Luanna Farias, é demonstrar aos consumidores a real preocupação com o ambiente da loja.

“Para nós da CDL não adianta reabrir se o cliente não se sentir seguro para voltar a frequentar o comercio. A campanha é uma contribuição nossa aos lojistas no momento mais importante para a retomada das atividades e a busca do novo normal do varejo”, destacou a comunicadora.

A ação contou ainda com a distribuição de kits com máscaras, cartaz alertando a obrigatoriedade do uso da máscara por clientes e colaboradores, adesivos indicativos do distanciamento na fila do caixa, selo Loja Segura para vitrines e cartilha com orientações sobre os protocolos de segurança.

“A campanha serve como oportunidade para ampliar a cartela de associados. Na recepção, os lojistas não associados precisam preencher um formulário no ato da entrega do kit. Então, esse dados são repassados para o departamento comercial para prospecção de clientes”, afirmou Luanna.

 

3) CDL em Ação – CDL São Mateus do Sul

Renata Santana, da CDL São Mateus do Sul, trouxe o projeto CDL em Ação, que nasceu da necessidade de apresentar ao associado soluções que o auxiliem a enfrentar os impactos referentes à Covid-19 nas mais diversas frentes, visto que a individualidade de cada negócio exige um auxílio específico.

“A ideia surgiu a partir de pesquisas realizadas com consumidores e empresários, que em questão aberta, puderam expor seus maiores problemas e expectativas com relação a entidade”, declarou Renata. O projeto conta com diversas categorias de ações, sendo elas:

  • CDL Pesquisa: para aplicação de pesquisas locais com o intuito de entender os interesses e necessidades tanto das empresas associadas, quanto dos consumidores;
  • CDL Treinamento: cursos, palestras, consultorias, etc.;
  • CDL Informa: matérias de interesse do associado, decretos, etc.;
  • CDL Faz: campanhas em datas sazonais, materiais para utilização das empresas como jingles, cartazes, campanhas de incentivo ao comércio local, etc.;
  • CDL Impulsiona: lives e materiais com dicas sobre diversos assuntos de interesse do associado, bem como divulgação de promoções e ofertas por eles elaboradas, etc.;
  • CDL Soluções: serviços desenvolvidos por entidades ou empresas, que por meio de parcerias ou da força do movimento lojista, disponibilizaremos aos associados; e
  • CDL Solidária: ações com cunho social que visem beneficiar empresas ou famílias que tenham necessidades específicas.

 

 

“Conseguimos uma comunicação mais organizada no sentido de dar respostas sobre o que estamos fazendo pelo comércio local e pelos associados. Temos conseguido um retorno dessas ações através da geração de conteúdos relevantes, da aproximação dos associados, órgãos públicos, imprensa e da comunidade em geral. Estamos conseguindo a confiança para fortalecer o varejo no município, além de dar a segurança e o respaldo que as pessoas tanto pedem da CDL”, finalizou a comunicadora.

 

4) Varejo Play – FCDL Minas Gerais

A FCDL de Minas Gerais apresentou o projeto Varejo Play, uma plataforma de educação e entretenimento à distância com foco em atender comerciantes de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo fortalecer lojas de micro e pequenos empresários que atuam no varejo, com foco em vendas, gerenciamento de lojas, vendas online e redes sociais.

A plataforma já disponibiliza mais de 54 episódios de vídeos, que receberam produção cinematográfica que os fazem parecer muito mais com uma série de TV do que com uma aula. Todo o conteúdo foi pensado de forma a atender à forma como a maioria dos lojistas prefere aprender, de maneira prática e leve.

“Por isso, ensinamos técnicas rápidas, simples e ao mesmo tempo com muito bom humor”, comentou Thiago Oliveira, co-fundador do Varejo Play.

Além dos vídeos gravados, a Varejo Play também oferece mentorias coletivas e ao vivo, que preparam o lojista para o exercício de liderança diário com as equipes e também no planejamento de melhores estratégias e ações para suas lojas. Na parceria, a CDL oferece um desconto de 10% para os lojistas e empresários da cidade, contribuindo ainda mais com os resultados dos lojistas.

 

5) Parceira para aumento de associados – CDL Rondonópolis

Para finalizar o dia, o jornalista Robson Morais, da CDL Rondonópolis, apresentou o case sobre parceria que possibilitou o aumento no número de associados durante a pandemia da Covid-19. De acordo com o comunicador, mais de 200 empresários se tornaram novos associados da CDL Rondonópolis entre os meses de abril, maio e junho, um crescimento de 26%.

A parceria foi firmada entre a CDL local e a cooperativa de crédito Sicredi Sul, que possibilitou linha de crédito especial a empresários de Rondonópolis (MT) neste momento de pandemia. Com taxas fixas de 1,49%/mês e 180 dias de carência. No total, R$ 40 milhões foram disponibilizados aos associados.

“Após firmada a parceria, criamos núcleos de atendimento nos municípios que não contavam com a entidade, dentro das próprias agências do Sicredi. Assim, a CDL de Rondonópolis conseguiu alcançar associados das cidades vizinhas, ampliando o associativismo para toda a região Sul do Estado”, destacou Robson.

Inicialmente, a ação visava ajudar micros, pequenos e médios empresários do município. Devido ao sucesso, a parceria foi ampliada para empresários de toda a região Sul de Mato Grosso e empresas de todos os portes. Também o teto inicial, de R$ 50 mil a cada pedido, foi expandido. Agora, os contratos são firmados de acordo com as capacidades de pagamento de cada empresário/associado.

 

 

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.