SPC recupera mais de R$1,5 milhão em dívidas de campinenses no mês de janeiro

O mês de janeiro de 2020 fechou com saldo positivo no que diz respeito a recuperação de dívidas em Campina Grande.

Segundo o relatório mensal do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado nesta segunda-feira (03) pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a quantidade de consumidores que quitou as dívidas em atraso no primeiro mês do ano é 36% maior que a registrada no mesmo período do ano passado.

Conforme a análise, 842 consumidores iniciaram o ano determinados em sair da lista de devedores dos órgãos de proteção ao crédito, frente aos 620 que honraram suas dívidas durante o mês de janeiro de 2019.  Na última atualização, divulgada na primeira semana do ano, 32.792 mil CPF´s de campinenses constavam com alguma restrição. Agora, esse número diminuiu para 32.597 mil.

Segundo o presidente da CDL, Artur Bolinha, apesar de fraca a recuperação está dentro da margem esperada para o mês. “A gente sabe que no início do ano as pessoas têm muitas obrigações financeiras a cumprir e isso, de certa forma, acaba fazendo com que algumas dívidas mais antigas permaneçam sendo deixadas de lado. Mesmo assim, conseguimos fechar o mês com saldo positivo, o que muito nos anima”, disse o dirigente lojista.

Dívida das empresas também diminuiu

O SPC mostrou ainda que a dívida das empresas com sede em Campina Grande também diminuiu no último mês de janeiro.  Até dezembro de 2019 pelo menos 3.854 CNPJ´s estavam negativados junto aos órgãos de proteção ao crédito. Já nos primeiros trinta dias deste ano o número reduziu para 3.636 mil negativados.

Artur Bolinha comentou o quanto a diminuição de consumidores e empresas na lista de inadimplentes representa para a economia campinense. “Pode parecer pouco, mas em apenas um mês Campina Grande recuperou mais de R$1,5 milhão de reais em dívidas. Isso quer dizer que esse dinheiro voltou a circular no nosso comércio, o que nos permite continuarmos confiantes para o decorrer do ano”, finalizou.

Atualmente a dívida de pessoas físicas (PF) e Pessoas Jurídicas (PJ) junto ao SPC Brasil soma mais de R$ 47 milhões.