Rua Barão do Abiaí, 24, Centro, C. Grande/PB

Pesquisa Mensal do Comércio revela crescimento do varejo paraibano em 2019

Análise do desempenho do varejo na Paraíba em dezembro de 2019 conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

   A Pesquisa Mensal do Comércio (PCM), divulgada nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o volume de vendas do comércio varejista na Paraíba apresentou a 2ª maior alta percentual do país em dezembro de 2019 em comparação ao mesmo mês em 2018. O setor teve 10% de variação, atrás apenas do Amapá, que teve variação de 38,7%, conforme tabela 01.

Fonte: IBGE

De acordo com a pesquisa, o volume de vendas em dezembro do ano passado apresentou uma queda de 2,5% em relação ao mês de novembro. No acumulado do ano, houve uma queda de 1%.

A receita nominal do comércio varejista também teve um bom desempenho em dezembro de 2019 em relação a dezembro de 2018. Conforme o levantamento, a Paraíba teve a maior variação do Nordeste, com 13%.

Se considerar a variação mês a mês, houve uma queda de 0,2% em dezembro e, no acumulado do ano, o estado teve uma variação positiva de 2,4%.

Na PMC, a categoria “comércio varejista ampliado” que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, é analisada separadamente.  Dentro do diagnóstico apresentado, é possível verificar que o estado apresentou crescimento de 5.1% no volume de vendas comparado ao mesmo período do ano anterior. A variação acumulada de 12 meses a Paraíba amargou a queda de 0,7%.

No índice de receita nominal a atividade apresentou crescimento de 7.8% comparado ao mês de novembro. Já no acumulado do ano, o setor cresceu 2.2% no volume das vendas. Tabela 02.

Fonte: IBGE

A variação média do Brasil entre novembro e dezembro foi de -0,1%. No acumulado dos 12 meses o varejo cresceu 1.8% em todas as Unidades da Federação.  Tabela 03.

Fonte: IBGE

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.