Vendas fecham o mês de dezembro com crescimento de 2,5% e ficam abaixo do esperado

O percentual das vendas registradas no mês de dezembro de 2019 ficou abaixo do que havia sido projetado pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Campina Grande antes das festas natalinas terem início.

   Uma semana atrás, o balanço parcial divulgado pela CDL revelava que as vendas no varejo durante a semana do Natal haviam crescido 4,5% comparado ao mesmo período de 2018. Já com o término das festas de final de ano é possível ter uma certeza maior do que, não apenas a época, mas todo o ano de 2019 representou para o comércio campinense.

De acordo com a análise dos lojistas, o início do ano passado foi marcado por uma fase de incertezas motivadas pela transição de governos, o que gerou dificuldades para o setor no primeiro quadrimestre. Somente a partir do mês de maio foi possível perceber uma leve recuperação nos setores ligados ao varejo que se manteve constante até novembro, quando foi registrado um crescimento exponencial comparado com o mesmo mês de 2018, o que gerou grandes expectativas para o mês de dezembro.

Contudo, o crescimento observado ficou abaixo do que era esperado para o último mês do ano. “Nós tínhamos projetado o crescimento de 5%, mas isso deve ficar em torno de 2,5% a 3%. De certa forma é algo a se comemorar porque demonstra crescimento, embora bem menor do que o que esperávamos”, disse o presidente da CDL, Artur Almeida.

Realização da Black Friday interfere nas vendas de Natal

Na avaliação do dirigente lojista um dos fatores que tem contribuído para que o mês de dezembro apresente crescimento abaixo do esperado é a realização da campanha Black Friday às vésperas do início do período natalino.

“Essa campanha não atende ao calendário do varejo do Brasil e sim dos Estados Unidos, e, a realização de uma promoção antes do período do Natal faz com que inevitavelmente as pessoas acabem comprando por impulso e comprometendo suas rendas. Isso inevitavelmente acaba refletindo no balanço final das vendas do mês de dezembro”, explicou o empresário.

Apesar do baixo crescimento registrado ao longo de 2019, os varejistas estão otimistas e preveem um 2020 bem melhor do que o ano passado. “Esse ano temos a economia mais fortalecida e a geração de empregos como aliadas na contínua recuperação dos setores ligados ao comércio. Sendo assim, a nossa previsão é de que o varejo em Campina Grande apresente o crescimento entre 5% e 7% no primeiro quadrimestre”. Finalizou Artur.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir