Rua Barão do Abiaí, 24, Centro, C. Grande/PB

Artur Almeida – Os Desafios de Um Grande Legado – 2005 a 2008

Artur Almeida começou sua trajetória empreendedora aos vinte anos, após a morte do pai, vendendo confecções em uma pequena casa na feira central para ajudar a família. Naquela época, o jovem recém-formado em Direito pela UEPB, teve que abrir mão da carreira de advogado para, ao lado da mãe e dos irmãos, desenvolver habilidades para o comércio.

Em 1996, fundou a Rutra, hoje consolidada rede de lojas especializadas em vestuário masculino, com sede em Campina Grande e filiais nos melhores endereços comerciais dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão e Alagoas.

Interesse pelo movimento lojista

A história de Artur no movimento lojista teve início no ano de 1998, quando se tornou sócio efetivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), atendendo ao convite do amigo Radival Matias, durante a gestão da então presidente Zouraide Silveira. Em pouco tempo, o jovem empresário se apaixonou pelo trabalho que a Entidade desenvolvia em defesa do comércio campinense.

Anos mais tarde, em 2005, quando assumiu pela primeira vez o cargo de presidente, regularizou as dividas acumuladas ao longo dos anos e realizou uma grande reforma estrutural no prédio que abriga a sede da Entidade. Mas, o seu mandato se destacou mesmo por dar uma cara nova à CDL, com a reformulação da Liquida Campina e a realização de ações voltadas para o desenvolvimento do varejo local. “Naquele tempo a CDL vivia um momento de muita dificuldade. O nosso principal produto, o SPC, estava em decadência e a quantidade de empresas associadas era extremamente pequeno. Realizamos um trabalho intenso para melhorar a nossa imagem perante o nossos públicos-alvo e no término do mandato havíamos conseguido dobrar o número de associados”, lembrou Artur Almeida.

Outro ponto de destaque da primeira gestão de Artur frente a CDL teve caráter social. Em abril de 2008, ele, ao lado do corpo de diretores executivos, propôs a criação de um núcleo dentro da entidade, voltado para a capacitação de jovens para ingressar no mercado de trabalho, nascia assim a Fundação CDL. “A Fundação CDL surgiu com o propósito de promover a capacitação da mão – de -obra e auxiliar jovens carentes de Campina Grande e cidades vizinhas.  Desde o início, a proposta da CDL ao implantar a Fundação é buscar a eliminação de barreiras à igualdade de oportunidades no acesso a padrões dignos de qualidade de vida para todos”.

O sucesso do bom desempenho o fez ser reconduzido ao cargo no ano de 2009 quando pode dar continuidade ao bom trabalho que vinha desenvolvendo em defesa da classe empresarial. O perfil de bom administrador e defensor do movimento lojista o levou a presidência da Federação das CDL´s da Paraíba, função que desempenhou até o mês de março de 2015.

Nova gestão com novos desafios_ Após três anos à frente da FCDL, Artur voltou a presidir a CDL Campina Grande em dezembro de 2014, cargo em que deve permanecer no cargo até o final de 2017. Ele explica que a nova gestão trouxe desafios ainda maiores que os enfrentados quando assumiu a entidade pela primeira vez. Sua meta é chegar até o final do mandato com a marca de uma mil empresas associadas e para isso, como da outra vez, tem investido alto na melhoria da imagem da Entidade. “Lançamos produtos como o conciliador de cartão de crédito, o CDL Qualifica, fortalecemos a Liquida Campina e investimos na equipe comercial, além do papel que a TV CDL desenvolve para apresentar a imagem da Entidade dentro de Campina Grande e fora dela”, destaca.

O maior desafio da gestão de Artur é materializar um projeto importante para o desenvolvimento econômico de Campina Grande. O shopping a céu aberto. A ideia é levar para o centro da cidade a estrutura encontrada nos shoppings centers convencionais, com segurança e infraestrutura capazes de atrair os consumidores. “Todo o material de pesquisa e planejamento estratégico já está pronto. Restam apenas alguns detalhes para que finalmente possamos ver o sonho do shopping a céu aberto ficar efetivamente pronto”, comemora.

O dirigente lojista se diz orgulhoso pela oportunidade de presidir a maior CDL da Paraíba exatamente no ano em que a Entidade completa cinquenta anos de existência. “São cinquenta anos de história marcados pela sequência de gestões bem sucedidas. Isso nos fez garantir ser hoje a entidade lojista de maior representatividade do estado”, finalizou.

Empresário é membro da diretoria da CNDL_  Desde março de 2015 o empresário José Artur Melo de Almeida ocupa uma cadeira de Diretor da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). A entidade mais organizada e representativa do varejo brasileiro, agrega hoje mais de 5 mil CDL´s associadas no Brasil e controla o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).  Artur foi convidado e nomeado para ter assento a uma vaga na diretoria Executiva da CNDL, que atualmente é presidida pelo atacadista do ramo de supermercados, Honório Pinheiro.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.