Artur Almeida – Os Desafios de Um Grande Legado – 2005 a 2008

Artur Almeida começou sua trajetória empreendedora aos vinte anos, após a morte do pai, vendendo confecções em uma pequena casa na feira central para ajudar a família. Naquela época, o jovem recém-formado em Direito pela UEPB, teve que abrir mão da carreira de advogado para, ao lado da mãe e dos irmãos, desenvolver habilidades para o comércio.

Em 1996, fundou a Rutra, hoje consolidada rede de lojas especializadas em vestuário masculino, com sede em Campina Grande e filiais nos melhores endereços comerciais dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão e Alagoas.

Interesse pelo movimento lojista

A história de Artur no movimento lojista teve início no ano de 1998, quando se tornou sócio efetivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), atendendo ao convite do amigo Radival Matias, durante a gestão da então presidente Zouraide Silveira. Em pouco tempo, o jovem empresário se apaixonou pelo trabalho que a Entidade desenvolvia em defesa do comércio campinense.

Anos mais tarde, em 2005, quando assumiu pela primeira vez o cargo de presidente, regularizou as dividas acumuladas ao longo dos anos e realizou uma grande reforma estrutural no prédio que abriga a sede da Entidade. Mas, o seu mandato se destacou mesmo por dar uma cara nova à CDL, com a reformulação da Liquida Campina e a realização de ações voltadas para o desenvolvimento do varejo local. “Naquele tempo a CDL vivia um momento de muita dificuldade. O nosso principal produto, o SPC, estava em decadência e a quantidade de empresas associadas era extremamente pequeno. Realizamos um trabalho intenso para melhorar a nossa imagem perante o nossos públicos-alvo e no término do mandato havíamos conseguido dobrar o número de associados”, lembrou Artur Almeida.

Outro ponto de destaque da primeira gestão de Artur frente a CDL teve caráter social. Em abril de 2008, ele, ao lado do corpo de diretores executivos, propôs a criação de um núcleo dentro da entidade, voltado para a capacitação de jovens para ingressar no mercado de trabalho, nascia assim a Fundação CDL. “A Fundação CDL surgiu com o propósito de promover a capacitação da mão – de -obra e auxiliar jovens carentes de Campina Grande e cidades vizinhas.  Desde o início, a proposta da CDL ao implantar a Fundação é buscar a eliminação de barreiras à igualdade de oportunidades no acesso a padrões dignos de qualidade de vida para todos”.

O sucesso do bom desempenho o fez ser reconduzido ao cargo no ano de 2009 quando pode dar continuidade ao bom trabalho que vinha desenvolvendo em defesa da classe empresarial. O perfil de bom administrador e defensor do movimento lojista o levou a presidência da Federação das CDL´s da Paraíba, função que desempenhou até o mês de março de 2015.

Nova gestão com novos desafios_ Após três anos à frente da FCDL, Artur voltou a presidir a CDL Campina Grande em dezembro de 2014, cargo em que deve permanecer no cargo até o final de 2017. Ele explica que a nova gestão trouxe desafios ainda maiores que os enfrentados quando assumiu a entidade pela primeira vez. Sua meta é chegar até o final do mandato com a marca de uma mil empresas associadas e para isso, como da outra vez, tem investido alto na melhoria da imagem da Entidade. “Lançamos produtos como o conciliador de cartão de crédito, o CDL Qualifica, fortalecemos a Liquida Campina e investimos na equipe comercial, além do papel que a TV CDL desenvolve para apresentar a imagem da Entidade dentro de Campina Grande e fora dela”, destaca.

O maior desafio da gestão de Artur é materializar um projeto importante para o desenvolvimento econômico de Campina Grande. O shopping a céu aberto. A ideia é levar para o centro da cidade a estrutura encontrada nos shoppings centers convencionais, com segurança e infraestrutura capazes de atrair os consumidores. “Todo o material de pesquisa e planejamento estratégico já está pronto. Restam apenas alguns detalhes para que finalmente possamos ver o sonho do shopping a céu aberto ficar efetivamente pronto”, comemora.

O dirigente lojista se diz orgulhoso pela oportunidade de presidir a maior CDL da Paraíba exatamente no ano em que a Entidade completa cinquenta anos de existência. “São cinquenta anos de história marcados pela sequência de gestões bem sucedidas. Isso nos fez garantir ser hoje a entidade lojista de maior representatividade do estado”, finalizou.

Empresário é membro da diretoria da CNDL_  Desde março de 2015 o empresário José Artur Melo de Almeida ocupa uma cadeira de Diretor da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). A entidade mais organizada e representativa do varejo brasileiro, agrega hoje mais de 5 mil CDL´s associadas no Brasil e controla o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).  Artur foi convidado e nomeado para ter assento a uma vaga na diretoria Executiva da CNDL, que atualmente é presidida pelo atacadista do ramo de supermercados, Honório Pinheiro.