Valéria Barreto Valença – A Fibra e Garra de uma Grande Mulher – 2000 a 2004

Valéria Valença é natural de São Paulo, porém veio para Campina Grande ainda nos primeiros anos de vida. Seu pai Manoel Valença foi o primeiro a trazer uma companhia aérea para Campina Grande, e Valéria passou a trabalhar com ele logo após se formar em Administração de Empresas. Passou 22 anos trabalhando com a Varig até abrir a própria empresa, a Aerovias Turismo. Nesta época recebeu o primeiro convite para participar da CDL: “Foi o Sr. Carlos Noujaim Habib que me fez o convite, na época Zouraide Silveira era a presidente. No primeiro momento não aceitei por ser muito jovem e tinha outros planos e objetivos. Depois de algum tempo terminei aceitando. Passei duas gestões como diretora, até ser convidada para suceder Zouraide como presidente. Mais uma vez resisti, contudo encarei o desafio e aceitei”, conta.

À frente da CDL Valéria conta que trabalhou principalmente para modernizar e elevar ainda mais o status da câmara como uma entidade atuante e cada vez mais útil ao lojista. Deu continuidade à modificação do SPC, que tinha se iniciado na gestão de Zouraide. “O serviço do SPC que antes funcionava de forma manual e era local, as pessoas não acreditavam no serviço do SPC por ser um banco de dados com informações locais, e só queriam utilizar os serviços do SERASA por este motivo. Então nós precisamos de algum tempo para juntar todas essas informações dos CDLs de todo o Brasil, para um único banco de dados central, centralizando todas as informações. A partir daí que surgiu o SPC Brasil, com informações de todos os lugares do país”, explica Valéria.

Segundo a ex-presidente, foi um período complicado, pois a adaptação foi um pouco conturbada, gerando alguns contratempos. Para contorná-los, Valéria teve a ideia de criar campanhas de incentivo, além de eventos para fortalecer as relações entre os empresários: “criamos várias campanhas como as de Natal, a campanha junina, o almoço empresarial que agregava o grande valor, reunindo os empresários para que eles pudessem trocar conhecimento, se conhecer e também as empresas. Trouxe também palestras de grandes nomes nacional, como Também equipes da Universidade do Rio de Janeiro, que davam cursos de pós-graduação, além de palestras e troca experiência e de conhecimento.”, afirma.

Em uma das muitas convenções de lojsitas pelo Brasil que Valéria sempre prestigiava, ela conheceu a Liquida, através de Bernardo Farias que era o idealizador do evento nas diversas cidades onde havia acontecido. “Todos ficaram surpresos quando convidei Bernardo para vir até aqui. Primeiro porque apenas cidades com CDL´s de maior estrutura haviam realizado a Liquida, todas capitais. Segundo porque o custo da campanha era alto e não tínhamos verba suficiente para realizá-la. Mas nós precisávamos de um evento como esse, algo que impactasse e desse um novo fôlego ao varejo. Tive que ir à luta em busca dos recursos necessários para a realização, mesmo com todos achando que não seria possível,” diz.

A Liquida Campina foi um marco na gestão de Valéria, pois graças à campanha, a CDL passou a ter muito mais visibilidade. “Hoje estamos entrando na décima quinta edição, o Liquida Campina é um grande sucesso, hoje a nossa versão é uma das mais bem sucedidas de todo o Brasil, e pra mim é um grande orgulho ter sido na minha gestão que o pontapé inicial deste grande sucesso foi dado. Para qualquer gestor, não há recompensa maior,” encerra.