Álvaro de Barros Correia – a Luta pelo SPC 1981 –

Álvaro de Barros Correia é reconhecido pela dedicação com a qual trabalhou na CDL, principalmente para melhorar o serviço de proteção de crédito. Empresário e empreendedor, foi o fundador de duas grandes empresas do ramo gráfico – a SERTEC e a Epgraf. “eram tempos difíceis, pois não existia cartão de crédito e os cheques ainda estavam se tornando populares. O crédito era dado de outras formas, muitas vezes tínhamos que esperar os clientes voltarem para pagar, às vezes eles demoravam a acertar suas dívidas, o que era muito ruim para o giro de capital no comércio. Meu pai enfrentou essa situação em duas frentes – como empresário e também na diretoria da CDL”, explica Álvaro Moraes, filho do ex-presidente.

A trajetória de Álvaro Barros Correia é marcada por muito trabalho principalmente para o crescimento do comércio de Campina Grande. Para tal o empresário focou no sistema que viria a ser a principal ferramenta de análise de crédito da CDL. Dedicou-se, então, a criar uma ferramenta eficaz de proteção ao crédito, aprimorando o SPC para ampliar sua utilização pelos demais lojistas. “Essas ações foram de grande importância pois disponibilizou novas ferramentas de consulta para o comércio, tornando o serviço cada vez mais eficaz para todos”, explica.

Álvaro também foi responsável por trazer a primeira financeira para Campina Grande – a Ciclo, de Carlos Lacerda e sediada em São Paulo para atender os consumidores que não dispunham de capital para compras à vista. Na época, dividia seu tempo entre a financeira, suas empresas e o trabalho na CDL, desempenhando com eficiência e dedicação todas as suas funções.  Segundo seu filho, Álvaro era um homem que não pensava apenas no crescimento de sua empresa ou de seus projetos. Ele tinha um olhar além, no futuro, que vislumbrava o desenvolvimento de toda a cidade como um todo através de seu comércio. Por isso, para ele era tão importante estar junto da CDL. Foi um lugar onde ele se realizou fazendo o que mais gostava de fazer: trabalhar por sua comunidade, por sua cidade.