Manoel Gonçalves Valença – Sonhos que Voam Alto – 1980

Manoel Valença começou a trabalhar cedo, aos 19 anos em uma empresa de aviação chamada Aerovias, que mais tarde viria a ser o nome da empresa de sua filha, a também ex-presidente Valéria Valença, em homenagem ao pai.  Manoel foi transferido de Aracaju, sua cidade natal pra São Paulo onde trabalhava no departamento de carga internacional. “Era um setor de muita burocracia, e meu pai sentia-se muito preso. Quando a empresa sentiu o desejo de expandir para outros mercados, ele veio à Campina Grande, na possibilidade de abrir uma filial aqui, e se apaixonou pela cidade”, explica Valéria.  Ao voltar pra São Paulo, Manoel solicitou aos superiores para vir para Campina montar a filial da empresa.

Já em Campina Grande, Manoel começou a trabalhar como gerente da Varig, para depois se tornar representante da empresa, mesmo depois de se aposentar.

Em sua gestão da CDL, Manoel foi muito envolvido nas atividades de incentivo ao lojista com eventos e atividades ligadas ao crescimento do lojista em si, buscando o aprimoramento e capacitação. A personalidade do empresário se imprimiu em sua gestão: “meu pai era um homem inquieto, sempre em busca de dinamismo e movimento. A busca pela excelência, pelo trabalho bem feito pautava todos os projetos que se envolvia, ele nunca se acomodou ou desistiu diante dos obstáculos. Até mesmo hoje, aos noventa anos, é um homem ativo, bem informado, ligado nos fatos atuais. Acho que maior lição que meu pai deixou foi a persistência pelos seus sonhos. Com ele aprendi que a vontade é o primeiro passo para a realização,” declara Valéria.