Olacy Cavalcanti – A Honestidade Como Bandeira -1978

Olacy Cavalcanti começou a trabalhar no comércio aos 15 anos, junto com o pai, Olavo Cavalcanti de Albuquerque. Olavo, que é natural de João Pessoa veio para Campina Grande em 1944 atraído pelo potencial econômico que a cidade já carregava o DNA de grandiosidade. Olavo fundou sua empresa, e aqui constituiu família. Olacy com o tempo assumiu, junto com o irmão, a administração dos negócios da família se tornando um dos mais proeminentes comerciantes da cidade. À frente da Olacanti assumiu em 1978 a presidência da CDL, seguindo a tradição iniciada por seu pai que fundou junto com Ademar Borges a entidade em Campina Grande. Sua gestão foi marcada por grandes acontecimentos, como ele mesmo relata: “quando assumi, a sede da CDL tinha sido comprada e parte da dívida ainda estava ativa. Um dos compromissos de minha gestão foi liquidar esta dívida, e assim eu o fiz.”, lembra o empresário.

Olacy também realizou muitas campanhas de incentivo ao comércio, como a chegada do Papai Noel, que foi uma das mais marcantes, como ele mesmo explica: “Fomos buscar em caravana o Papai Noel que chegou ao aeroporto de Campina Grande e o levamos até o Centro, reunido milhares de pessoas. Foi um grande sucesso,”, conclui.

Para Olacy, a CDL é uma das mais importantes entidades da cidade, e junto com a Associação Comercial representam importantes ferramentas de desenvolvimento do comércio e da economia como um todo. Nestes 50 anos muito se trabalhou para que o movimento lojista na cidade enfrentasse com maestria os momentos difíceis nas várias crises que o país atravessou. “Costumo dizer que o choro vem à noite, mas a alegria vem pela manhã. Atravessamos períodos complicados, mas não nos abatemos, trabalhamos duro para superar cada um destes desafios. E que bom que tiveram essas crises, pois só assim pudemos desenvolver novas estratégias para continuar seguindo, crescendo como empresários e como pessoas.

Como lema de vida, Olacy segue à risca o que aprendeu com o pai: ser honesto acima de tudo, ser justo e trabalhar sempre tendo como bandeira a verdade. “Meu pai sempre dizia: seja verdadeiro e honesto com os seus clientes, pois eles são o grande patrimônio de qualquer empresa. O mais importante ao final do dia é encostar a cabeça no travesseiro com tranquilidade e consciência limpa, é a grande riqueza que um homem pode ter”, conclui.