Rua Barão do Abiaí, 24, Centro, C. Grande/PB

JOSÉ FRANCISCO VALÉRIO NETO – DEDICAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO – 1976

 

Um dos momentos mais marcantes da gestão José Francisco Valério Neto foi a conquista da sede da CDL. A sede havia sido adquirida na gestão do então presidente José Marinho de Lucena, e segundo Valério, o processo continuou na gestão dele. “Foi na minha gestão que concluímos a compra, já que era um valor alto e que começou a ser pago por partes. Para liquidar a dívida, fizemos um empréstimo. Na época era mais complicado conseguir dinheiro desta forma, mas com muita luta conseguimos enfim concluir a compra e resolver essa questão.” Explica.

Em 1976, época em que Valério foi presidente, a CDL ainda era chamada de Clube dos Diretores Lojistas e já buscava oferecer alguns cursos de capacitação tanto para os lojistas como para os colaboradores. Foi também nessa época que o sistema de consulta e cadastro começou a ter importantes melhorias.  “A criação da CDL foi um passo importante para a economia da cidade. Todos os outros setores tinham incentivos e programas como a indústria, mas para o comércio ainda não havia algo que tivesse esse objetivo – incentivar o crescimento da economia. A CDL veio para preencher essa lacuna”. Afirma.

Para Valério, o comércio é um dos mais importantes pilares, pois está justamente situado entre a fabricação e o consumidor final e para ter um canal de distribuição competente deve-se capacitar cada vez mais tanto o lojista em si como os funcionários. Com essa consciência, trabalhou para fortalecer cada vez mais o comércio da cidade com ferramentas que possibilitassem o desenvolvimento da classe lojista, e assim trazer mais insumos para a economia.

Valério conta que o universo do mundo empresarial foi uma grata surpresa. “Nunca me imaginei empresário, tampouco ser presidente de uma entidade como a CDL”, confessa Valério, que é formado em Direito. “Fui convidado para a diretoria da entidade e foi uma grande honra. Na época eu havia concluído o curso de Direito e tinha experiência com administração e contabilidade, o que ajudou muito nas minhas atividades na CDL.

O ex-presidente conta que a CDL foi de grande importância para a criação da Federação Lojista da Paraíba, na qual contribuiu bastante. Valério também ressalta o bom relacionamento que a CDL tem e sempre teve com os poderes públicos, sempre trazendo à luz questões relacionadas às necessidades do comércio e também lutando para o desenvolvimento do setor. “Quem faz parte da CDL carrega o mesmo sonho: ver o comércio da cidade crescer,ver a economia se desenvolver. Comigo não foi diferente, minha trajetória dentro da Câmara dos Diretores Lojistas foi inteiramente pautada por este sonho. Por isso, cada uma de minhas lutas valeu à pena”, finaliza.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.