JOSÉ FRANCISCO VALÉRIO NETO – DEDICAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO – 1976

Um dos momentos mais marcantes da gestão José Francisco Valério Neto foi a conquista da sede da CDL. A sede havia sido adquirida na gestão do então presidente José Marinho de Lucena, e segundo Valério, o processo continuou na gestão dele. “Foi na minha gestão que concluímos a compra, já que era um valor alto e que começou a ser pago por partes. Para liquidar a dívida, fizemos um empréstimo. Na época era mais complicado conseguir dinheiro desta forma, mas com muita luta conseguimos enfim concluir a compra e resolver essa questão.” Explica.

Em 1976, época em que Valério foi presidente, a CDL ainda era chamada de Clube dos Diretores Lojistas e já buscava oferecer alguns cursos de capacitação tanto para os lojistas como para os colaboradores. Foi também nessa época que o sistema de consulta e cadastro começou a ter importantes melhorias.  “A criação da CDL foi um passo importante para a economia da cidade. Todos os outros setores tinham incentivos e programas como a indústria, mas para o comércio ainda não havia algo que tivesse esse objetivo – incentivar o crescimento da economia. A CDL veio para preencher essa lacuna”. Afirma.

Para Valério, o comércio é um dos mais importantes pilares, pois está justamente situado entre a fabricação e o consumidor final e para ter um canal de distribuição competente deve-se capacitar cada vez mais tanto o lojista em si como os funcionários. Com essa consciência, trabalhou para fortalecer cada vez mais o comércio da cidade com ferramentas que possibilitassem o desenvolvimento da classe lojista, e assim trazer mais insumos para a economia.

Valério conta que o universo do mundo empresarial foi uma grata surpresa. “Nunca me imaginei empresário, tampouco ser presidente de uma entidade como a CDL”, confessa Valério, que é formado em Direito. “Fui convidado para a diretoria da entidade e foi uma grande honra. Na época eu havia concluído o curso de Direito e tinha experiência com administração e contabilidade, o que ajudou muito nas minhas atividades na CDL.

O ex-presidente conta que a CDL foi de grande importância para a criação da Federação Lojista da Paraíba, na qual contribuiu bastante. Valério também ressalta o bom relacionamento que a CDL tem e sempre teve com os poderes públicos, sempre trazendo à luz questões relacionadas às necessidades do comércio e também lutando para o desenvolvimento do setor. “Quem faz parte da CDL carrega o mesmo sonho: ver o comércio da cidade crescer,ver a economia se desenvolver. Comigo não foi diferente, minha trajetória dentro da Câmara dos Diretores Lojistas foi inteiramente pautada por este sonho. Por isso, cada uma de minhas lutas valeu à pena”, finaliza.