José Marinho de Lacerda – O Otimismo Acima de Tudo – 1974

Foi na pequena cidade de Pilões, interior da Paraíba, que José Marinho de Lucena nasceu, em 11 de abril de 1933. Educou-se na cidade de Guarabira, formando-se em Ciências Contábeis. Embora sua família estivesse mais envolvida com agronegócio – seus pais possuíam um engenho – José Marinho dedicou-se ao comércio. Seu primeiro emprego foi em 1958, como vendedor nas Casas José Araújo, empresa do ramo de tecidos e cama, mesa e banho em Campina Grande.

O empresário tinha como maiores características o empreendedorismo e o otimismo, considerado um otimizador das relações comerciais de seu tempo, pois enxergava o mundo sempre visando as melhores possibilidades. Ao lado de Antônio Jatobá, se associou às Casas Sem Nome, e logo depois criou sua própria empresa, a Lucena & Cia, com a primeira loja na Rua Peregrino de Carvalho. Graças à sua sensibilidade e suas competências como administrador, cresceu e expandiu suas lojas em vários estados como Ceará, Maranhão e Piauí. Seu crescimento se deu não somente pelo esforço de captar novos mercados, mas também pela habilidade que tinha em conservar e cuidar de seus clientes, além da visão à frente de seu tempo.

Em 1974 foi convidado para fazer parte da CDL e assim assumir a presidência. Em sua gestão, emprestou à entidade seu olhar atencioso e dedicado, voltado ao empreendedorismo. O empresário também foi um dos responsáveis pela compra da atual sede da CDL, ajudando na captação de recursos, que muito contribuiu para sua aquisição.

Pai de 10 filhos e com um olhar inovador e generoso sobre as coisas, a vida de José Marinho foi marcada pela dedicação ao trabalho, e pela valorização do esforço como vetor de crescimento. Partiu prematuramente aos 49 anos, em complicação de um Acidente Vascular Cerebral.