Campanha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa é lançada no Arraiá da CDL

O lançamento da campanha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa foi realizado na manhã desta segunda-feira, 16, no Arraiá da CDL, no calçadão da Cardoso Vieira, área central de Campina Grande. A ação é uma iniciativa da Prefeitura, coordenada pela Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e conta com o apoio irrestrito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande. A ação ocorreu após o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no último domingo, 15 de junho.

O lançamento contou com as presenças de representantes de serviços da Semas e da Rede de Proteção à Pessoa Idosa. Durante o evento, o público conheceu o trabalho realizado pela Semas, através da Gerência e, em especial, pelo Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), que funciona no bairro dos Cuités e atende cerca de 400 idosos.

Há também as atividades que recebem apoio de outras unidades, como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras); Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); além de parcerias com o Conselho Municipal do Idoso, Delegacia do Idoso e do Ministério Público, através da Promotoria do Cidadão.

No evento foi apresentada uma peça teatral, encenada por dois servidores da Semas, que interpretaram os personagens “Divaneide e Seu Inácio’. Com o tema “Oxe, Cadê o respeito”, a peça enfatiza a violência invisível contra a pessoa idosa. Em seguida ocorreu a apresentação do grupo de xaxado, formado por idosos do CMCI.

De acordo com a gerente do Idoso da Semas, Rosemary Torres, é um momento importante do trabalho permanente realizado pela Secretaria e que contribui para uma reflexão sobre a violência contra a pessoa idosa, que muitas vezes acontece de forma velada. “A ideia é promovermos ainda mais ações para que a sociedade entenda as diversas formas de violação dos direitos desse público. Para denunciar qualquer tipo de violência contra o idoso basta ligar no Disque 100 e 155”, disse Rosemary.

“Sempre procuramos despertar a sociedade para essa realidade e, principalmente, mostrar os caminhos e cuidados para se evitar qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa. Um tema bastante trabalhado em nossa unidade, onde cada um conta com uma equipe multidisciplinar, pronta para acolher, caso vivenciem essas situações”, disse a coordenadora do CMCI, Gilma Souto Maior.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Fábio Thoma, o trabalho recebe total apoio da Prefeitura, por meio da Semas, que está sempre atenta quando o assunto é o cuidado com a pessoa idosa. “Estamos atentos para essa realidade em que vivemos e, no que for necessário, para garantir os direitos da pessoa idosa, principalmente daqueles atendidos pelos nossos serviços”, afirmou Thoma.

Presenças

Presentes ao evento a presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas, Rosilene Pereira; o coordenador da Rede Assistencial, Júlio César; e o presidente da CDL, Eliézio Bezerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir