Os testes comportamentais são cada vez mais utilizados em diferentes contextos, especialmente no ambiente corporativo, para auxiliar na compreensão do comportamento humano. Entre as ferramentas disponíveis, o teste DISC se destaca por sua capacidade de avaliar e identificar traços de personalidade, apresentando informações importantes para a gestão de pessoas.
Segundo um levantamento realizado pelo LeadX, o teste DISC já foi utilizado por mais de 7 milhões de pessoas em mais de 100.000 organizações em todo o mundo.
De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup que tem o propósito de gerar empregabilidade, oferecendo soluções de alto custo-benefício para Consultorias de RH e PMEs, o DISC auxilia processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento de liderança e gestão de equipes. “O teste não classifica certo ou errado, mas facilita o autoconhecimento e ajuda a identificar como uma pessoa reage a desafios e situações variadas. Essa compreensão aprimora a assertividade na contratação de novos talentos, além de promover um desenvolvimento mais direcionado quando esse candidato se torna um colaborador”, relata.
As quatro dimensões do DISC
- Dominância (D): Focada em controle, assertividade e decisões rápidas. Pessoas com alta Dominância são confiantes e orientadas para resultados.
- Influência (I): Relacionada à sociabilidade e persuasão. Indivíduos com alta Influência são comunicativos e carismáticos.
- Estabilidade (S): Ligada à paciência e harmonia. Pessoas com alta Estabilidade preferem ambientes previsíveis e são boas ouvintes.
- Conformidade (C): Envolve atenção a detalhes e cumprimento de normas. Quem tem alta Conformidade é meticuloso e focado na precisão.
Aplicações do teste DISC no ambiente corporativo
No recrutamento e seleção, o teste DISC identifica candidatos cujos perfis comportamentais se alinham à cultura da empresa e às exigências do cargo. “Com as pontuações do DISC, os recrutadores podem fazer escolhas mais informadas, aumentando a probabilidade de sucesso na adaptação e desempenho dos talentos selecionados”, declara.
O DISC também apoia o desenvolvimento de lideranças, oferecendo novas perspectivas para criar planos de ação personalizados e eficazes. “Com essa ferramenta, é possível entender com mais clareza o perfil comportamental dos colaboradores, ajudando a formar líderes que estejam alinhados não apenas com os objetivos organizacionais, mas também com a cultura e os valores da empresa”, pontua.
Alisson afirma que conhecer os perfis comportamentais da equipe é vital para gerir conflitos de forma eficaz. “O DISC permite que os gestores intervenham de maneira mais assertiva e informada, promovendo um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo, garantindo uma convivência mais produtiva entre os membros da equipe”, revela.
Vantagens de escolher o teste DISC
Para o CEO da abler, o teste DISC é eficiente para o autoconhecimento, permitindo que as pessoas identifiquem suas forças e áreas que precisam de desenvolvimento. “Esse entendimento facilita a gestão de pessoas, permitindo que gestores adaptem suas estratégias para melhorar o desempenho das equipes e a comunicação interna. O DISC também embasa decisões de recrutamento e gestão de talentos, aumentando a eficiência e sucesso nas contratações”, relata.
Promovendo uma compreensão mais profunda dos comportamentos e personalidades dos colaboradores, o DISC melhora o ambiente de trabalho e contribui para o sucesso individual e coletivo. “Implementar essa metodologia pode ser o diferencial que uma empresa precisa para alcançar resultados ainda mais expressivos”, finaliza.
O post Testes DISC facilitam a contratação e a gestão de pessoas em empresas apareceu primeiro em Varejo S.A.