O Movimento Lojista

Criado em 1960 com o objetivo de congregar a maior rede representativa do varejo brasileiro, o Sistema CNDL possui cinco pilares. São eles a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as Federações das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDLs), com representatividade nas 27 Unidades Federativas, 2000 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e Associações Comerciais, a CDL Jovem e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O Sistema trabalha no desenvolvimento de boas práticas de governança corporativa e tem entre seus princípios a eleição democrática dos representantes em todos os seus níveis.

O sistema CNDL é a representação da união da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, com suas Federações de Dirigentes Lojistas, CDL’S e os Serviços de Proteção ao Crédito, SPC.

  • CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas: é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo representar o segmento nacionalmente.
  • FCDL’s – Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas: são entidades de classe sem fins lucrativos, do setor varejista, que têm por objetivo unificar, em nível estadual, as Câmaras de Dirigentes Lojistas do País.
  • CDL’s – Câmaras de Dirigentes Lojistas: são entidades civis, sem fins lucrativos, têm como objetivo de zelar, pelos interesses e direitos das empresas a elas associadas no âmbito municipal.

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL

Fundada em 21 de outubro de 1960, com sede na cidade de Brasília-DF, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas possui 27 entidades estaduais (FCDL’s), que reúnem mais de 2000 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL’s) representando o setor de comércio e serviços.

Federação dos Dirigentes Lojistas da Paraíba – FCDL

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas atua com o objetivo de catalisar os interesses e aspirações das CDL´s sediadas no Estado da Paraíba, defendendo seus interesses e representando-as junto aos poderes públicos na esfera estadual. Atualmente são cerca de 25 CDL’s em todo o estado.

Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande

A Entidade tem por finalidade defender, orientar e representar os legítimos interesses dos associados junto aos poderes públicos, executivo, legislativo e judiciário, além de realizar ações que fomentem o comércio da região.